Obras de Isaac Asimov para ler e baixar
Isaac Asimov (1920-1992) foi um escritor norte americano, considerado um dos mais importantes escritores de ficção científica do século XX.
Isaac Asimov (1920-1992) nasceu em Petrovisk, Rússia, no dia 2 de janeiro de 1920. Com três anos de idade, mudou-se com a família para os Estados Unidos onde foi criado no bairro do Brooklin, em Nova York. Em 1928, naturalizou-se cidadão americano. Seu interesse pela ficção científica começou ainda menino. Com 14 anos, publicou sua primeira história em um jornal do colégio. Em 1935, iniciou o curso de Química na Universidade de Colúmbia. Em 1939, concluiu a graduação. Nesse mesmo ano vendeu seu primeiro conto, “Marooned off Vesta”, para a revista Amazing Stories.
Durante a Segunda Guerra Mundial, serviu como químico, na Estação Experimental Naval Air na Filadélfia. Em maio de 1945 publicou o primeiro conto da saga “Fundação”, na revista Astounding Scienfe Fiction. Em 1948, conclui o doutorado em Bioquímica, pela Universidade de Columbia. No ano seguinte tornou-se professor assistente de Bioquímica na Escola de Medicina da Universidade de Boston.
Em 1950, Isaac Asimov publicou o livro “Eu, Robô”, que se tornou um clássico da ficção científica, onde em uma série de nove histórias, o autor narra o desenvolvimento dos robôs, desde o seu começo no estado natural, em meados do século XX, até o estado de extrema perfeição, em que robôs governam o mundo dos homens, no seu próprio interesse. Em 1954, deu início às publicações de divulgação científica com o livro “Chemicals of Life”.
Em 1958, Asimov deixou o cargo na universidade, para se dedicar inteiramente à sua atividade de escritor. Publicou mais de 260 livros, sendo cerca de cinquenta romances e mais de duzentos livros de divulgação científica. Seu nome tornou-se familiar tanto para cientistas como para leitores de ficção científica, sua linguagem simples abriu as portas das descobertas científicas para um público leigo.
Dentro da série de livros sobre robôs, iniciada com “Eu, Robô”, Asimov publicou mais quatro romances: “As Cavernas de Aço” (1954), “Os Robôs” (1957), “Os Robôs de Amanhecer” (1983) e “Os Robôs e o Império” (1985). Nessas obras, o autor introduziu as três leis fundamentais da robótica. 1 – um robô não pode causar dano a um ser humano, nem por omissão permitir que um ser humano sofra. 2 – um robô deve obedecer às ordens dadas por seres humanos, exceto quando essas ordens entrarem em conflito com a primeira lei. 3 – um robô deve proteger sua própria existência, desde que essa proteção não se choque com a primeira nem com a segunda lei da robótica.
Em 1976, Asimov escreveu “ O Homem Bicentenário”, que foi adaptado para o cinema, em 1999, estrelado por Robim Williams, recebendo vários prêmios. Na década de 80, Isaac Asimov dirigiu a Isaac Asmov Magazini, revista semanal voltada para a divulgação de contos de autores de ficção científica.
Isaac Asimov faleceu em Nova York, Estados Unidos, no dia 6 de abril de 1992.
Texto extraído de: https://www.ebiografia.com/isaac_asimov/