top of page

Obras de Fidel Castro, para ler e baixar


Fidel Castro (1926-2016) ex-presidente cubano, foi o líder da Revolução Cubana. Governou Cuba durante 49 anos. No dia 24 de fevereiro de 2008, doente, passou as funções de Comandante Supremo das Forças Armadas, de Secretário-geral do Partido Comunista e de Presidente do Conselho de Estado, ao seu irmão Raul Castro.

Fidel Alexandro Castro Ruz (1926-2016) nasceu em Birán, um pequeno povoado na província de Holguín, em Cuba, no dia 13 de agosto de 1926. Filho de imigrantes espanhóis e proprietários rurais, Ángelo Castro Argiz e Lina Ruiz Gonzáliz estudou em Santiago de Cuba e em Havana. Em 1944 recebe o prêmio de melhor atleta estudantil. Em 1945 ingressou no curso de Direito da Universidade de Havana. Foi dirigente da (Federação de Estudantes Universitários).

Em 1948, casa-se com Milá Diaz-Balart, juntos tiveram um filho. Em 1949, gradua-se em Direito. De sua relação com Naty Revuelta, nasce Alina, que vive exilada nos Estados Unidos. Em 1954 Fidel divorcia-se de Milá. Com sua segunda esposa Dalia, tiveram cinco filhos.

Depois de formado defende gratuitamente camponeses, operários e prisioneiros políticos. Ingressa na Juventude do Partido Ortodoxo e participa da campanha eleitoral como candidato a deputado, mas em 1952, foi surpreendido pelo golpe de Fulgencio Batista contra o governo de Carlo Pio. Em 1953, comandou um grupo de jovens para atacar o Quartel de Moncada, mas a operação acabou sendo um desastre militar. Submetido a um processo especial, assume sua defesa, mas nesse mesmo ano é preso e condenado a 15 anos de prisão.

Anistiado em 1955, se exila no México, onde planeja novo golpe contra o governo de Fulgêncio. Vai aos Estados Unidos em busca de apoio dos emigrantes cubanos. Em novembro de 1956, chefiando um grupo de revolucionários, entre eles Che Guevara, partem do México, a bordo do Iate Granma e chegam em Cuba, na praia de Las Coloradas e se escondem na Sierra Maestra.

Fidel Castro lidera o Movimento Nacionalista Revolucionário, foram dois anos de combates. No dia 1 de janeiro de 1959, Fulgêncio Batista foge para a República Dominicana. No dia 2 de janeiro, Fidel Castro entra em Santiago de Cuba, transformando-a em capital provisória do país. No dia 4, instala-se um governo provisório. No dia 8, entra em Havana.

A medida que toma o rumo socialista, os Estados Unidos decretam bloqueio comercial, e em 1961, rompem as relações diplomáticas. Os graves conflitos de interesse, entre Cuba e Estados Unidos, levaram Fidel a se aproximar da União Soviética, mas com o colapso soviético, o apoio financeiro à ilha foi suspenso.

O Partido Comunista Cubano, apesar de ter conseguido sucesso nas áreas de educação, esporte, saúde, pesquisa científica, por outro lado, estatizou as empresas, fechou os meios de comunicação que faziam oposição a seu governo, vários dissidentes foram presos e seus opositores foram mortos. Milhares de pessoas deixaram o país, por não aceitar o radicalismo e a violação dos direitos humanos.

Com a saúde fragilizada, no dia 19 de fevereiro de 2008, o jornal do Partido Comunista, O Grama, anunciou que Fidel Castro renunciaria ao cargo de presidente, passando o poder a seu irmão Raul Castro, o que se concretizou em 24 de fevereiro do mesmo ano. Em abril de 2011, Castro renunciou a chefia do Partido Comunista Cubano. Fidel Castro faleceu em Santiago de Cuba, Cuba, no dia 25 de novembro de 2016.




Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page