Louis Althusser (1918-1990) - Livros para donwload
Natural de Birmandrais, na Argélia, então colônia francesa. Cursa o ensino fundamental em Argel; em 1930 vai Marselha, onde completa seus estudos secundários. Entre os anos 1936 e 1939 frequenta o Lycée du Parc de Lyon, no qual se prepara para o concurso de ingresso na École Normale Superieur (ENS) de Paris. Formadora de grandes intelectuais.
Althusser era católico e militante da Jeunesse Étudiante Chrétienne. Antes de ingressar na ENS em 1939 é mobilizado para lutar na Segunda Grande Guerra e cai prisioneiro dos alemães, permanecendo em um campo de concentração de 1940 a 1945. Após o conflito, passa a estudar filosofia na ENS, na qual se formaria em 1948, neste mesmo ano ingressa no Partido Comunista Francês.
No início dos anos sessenta, surgem seus trabalhos mais importantes - Pour Marx (A favor de Marx) e Lire Le capital (Ler O capital) - contrapondo-se à leitura dominante que faziam os teóricos da época e promove assim uma verdadeira revolução teórica no campo marxista. Suas principais contribuições foram a crítica ao economicismo e ao humanismo
Louis Althusser analisa o processo social como fenômeno objetivo, e não como o resultado da vontade de um sujeito. A sua intervenção teórica ao rompe com as leituras hegelianas de Marx deixando em evidência a capacidade explicativa e transformadora do marxismo, constituindo, assim, entre as análises marxistas, uma referência importante para a luta dos trabalhadores contra o capital.
“Sua produção intelectual se estenderá até os anos 80, com retificações, aprofundamentos e o desenvolvimento de uma original teoria da ideologia e dos Aparelhos Ideológicos de Estado. Sempre sofrendo de crises psíquicas e passando por períodos de tratamento e convalescência, Althusser vive em 16 de novembro de 1980 o drama de ter causado involuntariamente, por estrangulamento, a morte de sua companheira, Hélène, em uma severíssima recaída na doença.”
“Afasta-se, então, do trabalho acadêmico e da cena pública, mas continua a produção teórica imerso na solidão e na culpa. Daí resultarão a sua biografia, L'avenir dure longtemps (O futuro dura muito tempo), em que reconstitui a sua trajetória e a tragédia que se abateu sobre ele, assim como uma série de textos em que apresenta uma concepção nova do materialismo, recuperando o atomismo dos pensadores da Grécia antiga, por ele denominada de "materialismo aleatório" ou "materialismo do encontro", e na qual alguns veem uma ruptura com a sua concepção primeva, e outros uma continuidade com ela. Althusser veio a falecer no dia 22 de outubro de 1990, vítima de um ataque cardíaco.”
Link para baixar:http://goo.gl/oN57gg
Texto extraído de: https://www.marxists.org/portugues/dicionario/verbetes/a/althusser.htm